{"id":4115,"date":"2021-11-17T08:10:54","date_gmt":"2021-11-17T11:10:54","guid":{"rendered":"https:\/\/econex.com.br\/?p=4115"},"modified":"2021-11-16T16:50:11","modified_gmt":"2021-11-16T19:50:11","slug":"planejamento-para-abertura-de-empresa-o-que-e-necessario-e-como-montar-um-projeto","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/econex.com.br\/2021\/11\/17\/planejamento-para-abertura-de-empresa-o-que-e-necessario-e-como-montar-um-projeto\/","title":{"rendered":"Planejamento para abertura de empresa: o que \u00e9 necess\u00e1rio e como montar um projeto"},"content":{"rendered":"
O plano de neg\u00f3cios \u00e9 um documento reconhecido que descreve os resultados de sua pesquisa, an\u00e1lise e planejamento, e aponta como sua empresa ser\u00e1 configurada e administrada.
\nMas dependendo do p\u00fablico-alvo, pode n\u00e3o ser suficientemente detalhado para auxiliar na gest\u00e3o do lan\u00e7amento do seu projeto. Al\u00e9m disso, muitas vezes nem sempre descreve o tempo\/recursos necess\u00e1rios em todas as etapas pr\u00e9 e p\u00f3s-lan\u00e7amento.<\/p>\n
Portanto, analisamos como criar um planejamento adicional que o ajudar\u00e1 a criar um plano de neg\u00f3cios eficaz e ajud\u00e1-lo a lan\u00e7ar e administrar seus neg\u00f3cios.<\/p>\n
Criar um neg\u00f3cio \u00e9 um projeto. Isso significa que ele precisa ser gerenciado de forma eficaz, a fim de minimizar o tempo necess\u00e1rio para chegar a um lan\u00e7amento bem-sucedido (o tempo \u00e9 precioso e caro nesta fase de um neg\u00f3cio).<\/p>\n
Realizar as tarefas certas \u00e9 claramente essencial, mas a ordem em que voc\u00ea realiza essas tarefas tamb\u00e9m \u00e9 importante para minimizar atrasos e retrabalho. Por exemplo, se estiver configurando um neg\u00f3cio de com\u00e9rcio eletr\u00f4nico vendendo itens que voc\u00ea pretende comprar por atacado, o que voc\u00ea faz primeiro: comprar o estoque ou desenvolver o site? Ou voc\u00ea faz isso ao mesmo tempo?<\/p>\n
Quanto tempo vai demorar? E em que ponto voc\u00ea deve configurar uma conta banc\u00e1ria comercial, finalizar os detalhes da embalagem, criar um logotipo, contratar um fornecedor de escrit\u00f3rio virtual, etc?
\n\u00c9 claro que voc\u00ea pode descobrir \u00e0 medida que avan\u00e7a. Mas essa abordagem pode ser confusa, frustrante e levar muito mais tempo do que o necess\u00e1rio.
\nE, por outro lado, quanto mais curta a fase inicial do seu neg\u00f3cio, mais cedo voc\u00ea estar\u00e1 cumprindo a promessa do seu planejamento de neg\u00f3cios e encantando os clientes.<\/p>\n
Ter uma lista de \u201cFazeres\u201d \u00e9 melhor do que nada. Mas, como dito acima, o momento das tarefas e a ordem em que s\u00e3o realizadas \u00e9 importante e uma lista simples n\u00e3o ajuda muito a esse respeito.
\nPortanto, o que voc\u00ea precisa \u00e9 de um plano pr\u00e9-neg\u00f3cio.
\nSimplificando, este plano \u00e9 uma lista de “fazeres” que mostra o que precisa ser feito e quando precisa ser feito.<\/p>\n
Mas se voc\u00ea est\u00e1 construindo ou lan\u00e7ando um neg\u00f3cio on-line, as ferramentas empregadas para ajudar a gerenciar seu tempo e progresso devem ser sempre apropriadas para o tamanho e a complexidade do projeto.<\/p>\n
Para produzir o plano de neg\u00f3cio, primeiro voc\u00ea precisar\u00e1 de um l\u00e1pis e borracha grande. Em seguida, siga os passos abaixo:
\nAnote todas as tarefas que voc\u00ea precisa realizar para configurar seu neg\u00f3cio (pode ajudar dividir o neg\u00f3cio em peda\u00e7os, por exemplo. Site, Produtos, Back Office, Marketing, etc.)<\/p>\n
Desenhe setas entre as tarefas na ordem em que precisam acontecer (\u00e9 importante lembrar que uma tarefa n\u00e3o pode come\u00e7ar at\u00e9 que v\u00e1rias tarefas anteriores tenham sido conclu\u00eddas)
\nAdicione o tempo estimado que cada tarefa levar\u00e1 para ser conclu\u00edda.<\/p>\n
Se voc\u00ea quiser saber quanto tempo todo o plano, ou certas partes, \u00e9 estimado para concluir, trace as diferentes rotas atrav\u00e9s do plano, somando as dura\u00e7\u00f5es.
\nAs coisas v\u00e3o mudar, ent\u00e3o verifique e atualize o planejamento \u00e0 medida que o trabalho progride e marque as tarefas \u00e0 medida que voc\u00ea as completa.<\/p>\n
Seu neg\u00f3cio n\u00e3o \u00e9 para todos. Embora voc\u00ea possa pensar que todos v\u00e3o adorar sua ideia, essa n\u00e3o \u00e9 uma estrat\u00e9gia de neg\u00f3cios vi\u00e1vel.
\nUm dos primeiros passos para lan\u00e7ar um neg\u00f3cio de sucesso \u00e9 identificar claramente o mercado-alvo.
\nMas para descobrir quem voc\u00ea segmentar\u00e1, voc\u00ea precisa realizar pesquisas de mercado.
\nEsta \u00e9 sem d\u00favida a parte mais importante do lan\u00e7amento do seu projeto. Se n\u00e3o houver mercado para o seu neg\u00f3cio, a empresa falhar\u00e1.<\/p>\n
Se voc\u00ea reservar um tempo para escrever um plano de neg\u00f3cios, poder\u00e1 descobrir que n\u00e3o h\u00e1 um mercado vi\u00e1vel para seu neg\u00f3cio antes que seja tarde demais. \u00c9 muito melhor aprender essas informa\u00e7\u00f5es nesses est\u00e1gios preliminares do que depois de investir uma tonelada de dinheiro em seu empreendimento.
\nPara descobrir seu mercado-alvo, comece com suposi\u00e7\u00f5es amplas e reduza lentamente. Normalmente, a melhor maneira de segmentar seu p\u00fablico \u00e9 usando estas quatro categorias:<\/p>\n
Como eu disse anteriormente, comece amplamente. Mas \u00e0 medida que voc\u00ea continua passando por sua pesquisa de mercado, voc\u00ea pode ser ainda mais espec\u00edfico.
\nQuando voc\u00ea terminar, o mercado-alvo pode ficar mais ou menos assim:<\/p>\n
Esse perfil abrange todos os quatro segmentos demogr\u00e1ficos que mencionei anteriormente. Al\u00e9m disso, \u00e9 muito espec\u00edfico.<\/p>\n
Al\u00e9m de pesquisar seu mercado-alvo, voc\u00ea tamb\u00e9m precisa realizar uma an\u00e1lise competitiva. Voc\u00ea usar\u00e1 essas informa\u00e7\u00f5es para criar sua estrat\u00e9gia de diferencia\u00e7\u00e3o de marca.<\/p>\n
Quando voc\u00ea est\u00e1 escrevendo um plano de neg\u00f3cios, sua startup ainda n\u00e3o existe. Ningu\u00e9m sabe sobre voc\u00ea. N\u00e3o espere ser bem-sucedido se estiver planejando lan\u00e7ar a c\u00f3pia de um concorrente.
\nOs clientes n\u00e3o ter\u00e3o motivos para mudar para sua marca se for a mesma que a empresa em que j\u00e1 conhecem e confiam.<\/p>\n
Como voc\u00ea vai se separar da multid\u00e3o? Sua estrat\u00e9gia de diferencia\u00e7\u00e3o pode envolver seu pre\u00e7o e qualidade. Se seus pre\u00e7os s\u00e3o mais baixos, esse pode ser o seu nicho no setor. Se voc\u00ea tem qualidade superior, tamb\u00e9m existe um mercado para isso.<\/p>\n
Por outro lado, a an\u00e1lise competitiva deve ser realizada com a identifica\u00e7\u00e3o do seu p\u00fablico-alvo. Ambos se enquadram na categoria de pesquisa de mercado do seu plano de neg\u00f3cios.<\/p>\n
Depois de descobrir quem s\u00e3o seus concorrentes, ser\u00e1 mais f\u00e1cil determinar como sua empresa ser\u00e1 diferente deles.<\/p>\n
Voc\u00ea precisa ter todos os seus n\u00fameros em ordem quando estiver escrevendo um plano de neg\u00f3cios, especialmente se estiver planejando conseguir um financiamento para o investimento.<\/p>\n
Em seguida, descubra exatamente quanto dinheiro voc\u00ea precisa para iniciar o neg\u00f3cio e permanecer operacional; caso contr\u00e1rio, voc\u00ea ficar\u00e1 sem dinheiro.
\nFicar sem dinheiro \u00e9 uma das raz\u00f5es mais comuns pelas quais as empresas iniciantes falham.
\nTirar um tempo para resolver seu or\u00e7amento antes do lan\u00e7amento minimizar\u00e1 esse risco.
\nConsidere tudo. Comece com o b\u00e1sico como:<\/p>\n
Esses n\u00fameros precisam ser precisos. Em caso de d\u00favida, estime mais alto. As coisas nem sempre saem de acordo com o planejado.<\/p>\n
Seu plano de marketing depende de tudo de que falei at\u00e9 agora.
\nComo voc\u00ea adquirir\u00e1 clientes com base na pesquisa de mercado do seu p\u00fablico-alvo e na an\u00e1lise competitiva?<\/p>\n
Essa estrat\u00e9gia tamb\u00e9m precisa estar alinhada com seu or\u00e7amento e proje\u00e7\u00f5es financeiras.
\nAdquirir clientes \u00e9 caro. Voc\u00ea n\u00e3o quer investir todo o seu or\u00e7amento de marketing em uma estrat\u00e9gia ruim. Se n\u00e3o funcionar, voc\u00ea n\u00e3o tem nada para recorrer.<\/p>\n
Antes de tentar qualquer coisa, resolva o b\u00e1sico primeiro:<\/p>\n
Mesmo antes do lan\u00e7amento oficial da sua empresa, voc\u00ea pode come\u00e7ar a criar seu site e perfis de m\u00eddia social.<\/p>\n
A \u00faltima coisa que voc\u00ea quer \u00e9 que os consumidores descubram sua marca, mas depois n\u00e3o consigam encontrar seu site ou informa\u00e7\u00f5es de contato. Ou pior, seja direcionado para um site quebrado ou inacabado.<\/p>\n
Falei sobre muitos componentes diferentes do seu plano de neg\u00f3cios. Pode parecer esmagador, mas n\u00e3o se assuste.
\nEste plano n\u00e3o deve ser uma disserta\u00e7\u00e3o de 100 p\u00e1ginas.<\/p>\n
Voc\u00ea definitivamente quer que seja detalhado e completo, mas n\u00e3o exagere. N\u00e3o h\u00e1 um n\u00famero exato de p\u00e1ginas que deveria ser, mas tem que ter pelo menos uma p\u00e1gina por se\u00e7\u00e3o.
\nTamb\u00e9m deve ser escrito de forma limpa e profissional. N\u00e3o use g\u00edrias.<\/p>\n
Por fim, revise-o quanto a erros gramaticais e ortogr\u00e1ficos.
\nLembre-se, talvez seja necess\u00e1rio usar isso para levantar capital. Portanto, as pessoas podem hesitar em lhe emprestar dinheiro se voc\u00ea ignorar as pequenas coisas, como gram\u00e1tica adequada.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
O plano de neg\u00f3cios \u00e9 um documento reconhecido que descreve os resultados de sua pesquisa, an\u00e1lise e planejamento, e aponta como sua empresa ser\u00e1 configurada e administrada. Mas dependendo do p\u00fablico-alvo, pode n\u00e3o ser suficientemente detalhado para auxiliar na gest\u00e3o do lan\u00e7amento do seu projeto. Al\u00e9m disso, muitas vezes nem sempre descreve o tempo\/recursos necess\u00e1rios […]<\/p>\n","protected":false},"author":79,"featured_media":4116,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-4115","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-dicas-e-noticias-contabil"],"yoast_head":"\n